sexta-feira, 20 de junho de 2008

COMENTÁRIO DO LIVRO DE ESTER

AUTORIA

Não se sabe com certeza quem escreveu o livro intitulado com o nome Ester. Quando o lemos vemos que o autor não identifica-se sobre quem ele é.
Contudo, mostra claramente que é um Judeu e sabe claramente das tradições Judaicas.
Sendo ainda, que esse mesmo autor que escreve o referido lido de Ester conhecia também os costumes da cultura Persa.
Em relação ao tempo da narrativa (se foi na mesma época) desse autor, ou seja, em que ano ele escreveu, se foi depois de bastante tempo aos acontecimentos, ou escreveu bem logo após os acontecimentos?
Um estudioso no assunto (Wilkinson & Boa) refere-se ao assunto que, “embora a identidade do autor não seja indicada no texto, oevidente conhecimento da vida e dos costumes pérsicos, e do palácio de Susã e dos eventos do reinado de Assuero, indicam que o autor na Pérsia viveu na Pérsia durante esse período”.
Evidencia-se que o autor é Judeu e que escreveu o livro bem depois dos acontecimentos, porque revela a narrativa no passado. O autor (Ryrie) em seu comentário bíblico, diz “o livro deve ter sido escrito pouco depois do final do reino Assuero, já que a administração e nele mencionada como algo passado”.
Há uma linha de pensamento que afirma mostrando que o autor do livro pode ter sido Mordecai ( o tio de Ester). Podemos ver claramente nos versos 20 e 32 do capítulo 9:

“Mordecai escreveu esta cousa e enviou cartas a todos os Judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero aos de perto e aos de longe [...] e o mandado de Ester estabeleceu estas particularidades de Purim; e se escreveu no livro”.

A partir dos acontecimentos vitoriosos dos Judeus na cidadela de Susã, onde os Judeus saem vitorioso de seus inimigos, é escrito para a comemoração de Purim, e segundo (O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA) é “como uma festividade Judaica celebrada dirante os dias 13 a 15 do mês de Adar [...]”, o livro de Ester apresenta a festividade”.
No entanto, não pode-se concluir com certeza quem é o autor, pois não evidencia-se afirmativamente o nome do autor, mas podemos indagar que o livro é anônimo ou escrito por Mordecai.

A DATA

Os acontecimentos que o livro relata, deixa a entender que foi após a morte de Assuero, pois no verso 1 cap.1 de Ester diz: “nos dias de Assuero, o Assuero que reinou da Índia até a Etiópia...”.
Segundo (HOFF, 1996), o livro foi escrito depois da morte de Xerxes, ou seja, em torno do ano de 450 a.C. e que os aocntecimentos do livro cobrem um período de 10 anos. Já (Ryrie) diz que no período histórico aonteceu nos anos de (483-473 a.C.) diferentemente do primeiro autor citado.
Ellisen (1991, p.136) em seu livro sobre o Antigo Testamento, diz que no período histórico envolvido foi entre (483-473 a.C.) batendo com a data de Ryrie. Os argumentos exposto no msmo livro afirma:

1 – Em 483 a.C., a rainha Vasti foi deposta (terceiro ano de Assuero);
2 – Em 479 a.C., a rainha Vasti foi coroada (sétimo ano de Assuero);
3 – Em 473 a.C., houve o livramento dos Judeus de Purim (décimo ano de Assuero);
4 – Os acontecimentos deste livro encaixam-se cronologicamente entre os capítulos 6 e 7 de Esdras.

No capítulo 6 e 7 do livro de Esdras relata o retorno dirigido por Esdras e Neemias com autorização do Rei Dário.

PERNONAGENS PRINCIPAIS

Os personagens principais do livro são: Assuero, Vasti, Mordecai, Hadassa ou Ester e Hamã.

Assuero – É o rei da época que em outras versões é também chamado com Xerxes.

Vasti – Esposa do Rei Assuero, o qual deixou de ser, por não ter exibido sua beleza.

Mordecai – primo da Rainha Ester, e pai adotivo de Ester e que era filho de Jair, e sendo da tribo de benjamim.

Hadassa ou Ester – rainha Judia o qual reinou com o rei Persa, que se chamava assuero.

Hamã – Um gentio orgulhoso que queria ser adorado.

CONTEÚDO DO LIVRO

Capítulo 1
Relata nos dias de Assuero, que reinou desde a Índia até a Etiópia, sobre cento e vinte e sete províncias, onde estava seu reino na cidadela de Susã. Descreve que no terceiro ano do reinado, o rei fez uma festa para seus príncipes e servos, e que no final da festa o rei manda chamar a rainha para mostrar a sua formosura aos povos e príncipes, mas a mesma recusa-se.
Expõe que o rei ficou irado, pela atitude da rainha, e logo após o acontecido, recebe conselho dos “sábios” para que a rainha não fosse mais rainha, porque ela ofendeu o rei, e também as outras mulheres poderiam fazer a mesma coisa no império para com seus maridos. O rei atendeu as orientações e fez que passasse a posse de rainha para uma outra mulher.

Capítulo 2
Descreve que o rei mandou comissários em todas as províncias do reino, para reunir moças virgens e de boa aparência e formosura, para ir até a cidadela de Susã, em que a que cair no agrado do rei, essa reine no lugar de Vasti.
Declara que em Susã morava Mordecai um Judeu Benjamita e criara Fadassa (Ester), filha de seu tio, onde essa mesma jovem era órfã. A moça foi levada a presença do rei e o mesmo a achou formosa dentre todas as outras moças que foram levada a sua presença.
Expõe que Ester não disse qual a sua descendência e sua linhagem.
Descreve ainda, que naqueles dias estando Mordecai sentado a porta do rei, descobriu qie dois eunucos do rei, se indignaram contra o mesmo (rei) e estavam tentando tramar contra ele um atentado. Mordecai comunicou a Ester e ela comunicou ao rei o que se estavam tramando.

Capítulo 3
Mostra que o rei Assuero engrandeceu a Hamã, e o mesmo era o primeiro no reino, após Assuero. Diz que todos se prostravam perante Hamã, menos Mordecai, e isso aumentou grandemente à ira de Hamã.
Declara que Mordecai não se prostrou perante Hamã, pois mordecai é Judeu.
Expõe que Hamã fez uma conspiração pra exterminar os Judeus tinham leis diferentes dos outros povos.

Capítulo 4
Descreve que Mordecai ficou sabendo de tudo quanto fez Hamã e ficou muito triste por saber que estavam querendo aniquilar os Judeus. Diz que todos os Judeus das províncias ficaram sabendo do ocorrido e por causa disso se vestiram com pano de saco e em cinza.
Relata que Ester ficou sabendo do que se passava, através das suas servas e eunucos.
Narra que Mordecai pediu a Ester para falar com o rei, e voltar o edito que foi publicado por Hamã. Ester aceita, pois ela é de descendência Judaica.

Capítulo 5
Após três dias ela se veste com trajes reais e vai a presença do rei, e o rei atenta pra ela e conversa com ela. O rei pergunta a ela o que ela esta querendo, e ainda diz que do que ela pedir, ela poderá ter até a metade do reino.
Mostra que Ester sabiamente faz um banquete para o rei e convida a Hamã. Comenta que hamã se orgulhou perante sua família sobre a sua posição no reinado e que Hamã mandou prepara uma forca bastante alta para enforcar a Mordecai.

Capítulo 6
Declara que o rei não consegue dormir e por causa disso manda trazer o livro dos feitos memoráveis. Onde se achou escrito nele, que Mordecai havia denunciado a Bigtã e a Teres (dois eunucos do rei guardas da porta) que tinha procurado matar o rei Assuero. Descreve que o rei ficou impressionado pelo bom ato de Mordecai. Então, o rei Assuero manda que Mordecai venha até ele, para honrá-lo por tal atitude de salvar o rei. Mostra que Hamã começa a ser derrotado por Mordecai e Ester.

Capítulo 7
Relata que houve o banquete entre Ester e Hamã e o rei, onde ela conta ao rei tudo que hamã tinha feito contra o povo Judeu. O rei manda que Hamã seja enforcado na forca que ele mesmo havia preparado para Mordecai.

Capítulo 8
Expõe que no dia em que Hamã morreu, o rei Assuero deu a casa de hamã a rainha Ester e ela avisou dizendo queparente de Mordecai.
Declara que a Rainha Ester pediu ao seu esposo que se revogasse a lei que Hamã havia decretado.
Relata que os Judeus ficaram muito alegres com o feito e por causa disso preparam banquetes e festas.

Capítulo 9
Diz que os Judeus feriram os seus inimigos como bem quiseram nas cidades onde estavam. Mostra que os filhos de Hamã foram mortos e foram pendurados.
Expõe Mordecai escreveu carta aos filhos de Israel para se comemorar no dia 14 e 15 do mês de adar a festa de purim, sendo a mesma para comemorar todos os anos.

Capítulo 10
Finaliza, que mordecai foi exaltado pelo rei e a sua proeza encontra-se escrito nos livros da história dos Reis da Média e da Pérsia.


CONCLUSÃO

Pode-se ver a grande providência de Deus para com seu povo o livrando do mal dos Gentios, e em especial de Hamã.
Contudo, na grande história da humanidade vemos que os judeus são perseguidos, mas Deus sempre intervém livrando do mal. O povo eleito de Deus sempre vai permanecer na terra, pois Deus prometeu isso a Abraão.



REFERÊNCIAS

A BÍBLIA ANOTADA. São Paulo: Mundo Cristão, 1994.

WILKINSON, Bruce; BOA, Kenneth. Descobrindo a bíblia. São Paulo: Candeia, 2000.

O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA. 2. Ed. São Paulo: Vida Nova, 1995.

GARDNER, Paul. Quem é quem na bíblia sagrada. São Paulo: Vida, 1999.

ELLISEN, Stanley A. Conheça melhor o Antigo Testamento: esboço e gráficos interpretativos. São Paulo: Vida, 1992.