quinta-feira, 25 de março de 2010

Livro de Obadias

INTRODUÇÃO

Um pequeno texto que mostra a mensagem de Deus para com os Judeus, onde serão livrados de seus inimigos, na ocasião mencionada no escrito os Edomitas. Que foi um povo cruel que invadiram a cidade após a conquista da cidade de Jerusalém por outro povo.

O TÍTULO

Os nomes de pessoas costumam ter na maioria das vezes ter significado. No Velho Testamento sempre se ver essa prática constantemente. Os nomes atribuem um significado. O título do livro é o próprio nome do profeta.
No caso do nome de “Obadias” segundo (O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA, p. 1132) significa “‘servo de Yahweh’ ou ‘adorador de Yahweh’.

O PROFETA E O AUDIENTE

Quando estuda-se algum texto, sempre se busca conhecer quem é autor e qual o seu audiente.
De acordo com (ELLISEN, p. 293) quando fala a respeito de quem é o autor descreve “nada se sabe do profeta Obadias, exceto que estava em Jerusalém na ocasião dos violentos ataques de Edom à cidade [...]”.
O audiente sem sombra de dúvidas é os Judeus que tem uma profecia que relata que os Edomitas serão destruídos por ter ido contra o povo de Deus.

ORIGEM DOS EDOMITAS

Antes de iniciarmos a história adentro do livro de Obadias, é importante compreender o contexto de como começou a origem dos Edomitas, para assim, entender melhor a respeito dos escritos de Obadias. Então se faz necessário abranger a origem do povo Edomita.
Cronologicamente na história Bíblica o nome Edom aparece no livro de (Gênesis cap.25:19-34) o qual foi com o Esaú.
De acordo com os acontecimentos bíblicos, Isaque tomou a Rebeca por Esposa e ela era estéril. Então, Isaque orou ao Senhor, para que ela concebesse e desse nascimento de algum filho. Deus escuta a oração e concede a gravidez de Rebeca. Mas de acordo com o texto não haveria apenas uma criança, e sim duas. Havia dois filhos no ventre de Rebeca. Contudo, essas duas crianças lutavam entre si, ainda no próprio ventre da mãe. Por esse motivo rebeca consultou ao Senhor. Ele respondeu e disse que duas nações iriam surgir do ventre d’ela, e esses dois povos se dividiriam e que um povo deveria ser mais forte que o outro, e o mais velho serviria ao mais moço, e foi assim o que sucedeu.
Em Gênesis (25:24-26) relata:
Chegou o tempo de Rebeca dar à luz, e ela teve dois meninos. O que nasceu primeiro era vermelho e peludo como um casaco de pele; por isso lhe deram o nome de Esaú. O segundo nasceu agarrando o calcanhar de Esaú com uma das mãos, e por isso lhe deram o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos quando Rebeca teve os gêmeos.
É notado no texto acima que Esaú recebeu esse nome, por causa de sua aparência física, por ser ruivo e cabeludo. E a Jacó o deram esse nome porque tentou sair igual de acordo com o seu irmão Esaú, quando agarrou no calcanhar de seu irmão.
Segundo (RYRIE, p. 41) em seu comentário “Jacó significa ‘agarrador de calcanhar’, ‘trapaceiro’, ou ‘suplantador’.
E o nome Esaú significa vermelho, que iria preceder o mesmo nome que é Edom (RYRIE, p.41).
Crescido os dois irmãos, Esaú era caçador, homem do campo e Jacó homem que habitava em tendas.
Em Gênesis (25:29-30) comenta Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú, e lhe disse: Peço que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom.
Então, desse momento começa claramente entender a origem desse povo.
Compreendendo a origem dos Edomitas que foi com Edom ou Esaú, a partir de uma promessa de Deus, percebe que esses dois povos apesar de serem irmãos (parentes), viviam em desunião desde o dia do nascimento de seus genitores.

LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO DOS EDOMITAS

O nome Edom significa vermelho, coincidentemente com a região ao qual estava situada. E de acordo com (ELLISEN, p. 294):
Edom ficava na cadeia de montanhas e nos planaltos do monte Seir, a sudeste de Judá, além do mar Morto. Seu território estendia-se desde Moabe, no rio Arnom, até o golfo de Acaba, distante cerca de 160 Km, com Sela (Petra) no meio [...].

                                                              Montanhas de Edom
                                                                Fonte: Ilumina Bíblia.

                                                     Como era a morada dos Edomitas
                                                                 Fonte: Ilumina Bíblia.

                                                   Localização da Região dos Edomitas
                                                                 Fonte: Ilumina Bíblia

A DATA EM QUE A PROFECIA DE OBADIAS PROVAVELMETE FOI ESCRITA

O texto de Obadias é de grande dificuldade para saber com precisão a data em que foi escrito. Isso por causa de acontecimentos que ocorreu em Jerusalém.
Conforme alguns autores eles se dividem quanto à datação do texto por causa se ocorreu antes ou depois da calamidade em Jerusalém como é citado no livro, dos versos de Obadias (11-14).
Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a vergonha, e serás exterminado para sempre. No dia em que, estando tu presente, estranhos lhe levaram os bens, e estrangeiros lhe entraram pelas portas e deitaram sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras um deles. Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia; não devias ter entrado pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade; tu não devias ter olhado com prazer para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem ter lançado mão nos seus bens, no dia da sua calamidade; não devias ter parado nas encruzilhadas, para exterminares os que escapassem; nem ter entregado os que lhe restassem, no dia da angústia. [grifo nosso]
Segundo (ELLISEN, p. 293), a cidade de Jerusalém foi guerreada em cinco ocasiões que foram:

926
– Pelo Egito, quando Roboão governava Judá (1 Reis 14: 25-26);
845 – Pelos Filisteus e Árabes (depois da volta de Edom) (2 Crônicas 21);
790 – Por Israel, quando Joás governava Judá (2Crônicas 24:23-24);
597 – Por Nabucodonosor, quando Joaquim foi exilado Joaquim foi exilado (2 Reis 24:10-19);
586 – Por Nabucodonosor, quando a cidade e o templo foram destruídos (2 Reis 25).[grifo nosso]


Mas ainda segundo o próprio autor (ELLISEN), a melhor data para situar o escrito é no ano de 845 a.C pelas principais Razões:
a. O livro foi colocado na primeira parte do cânon pelos Hebreus;
b. O desastre referido por Obadias não alcançou necessariamente a dimensão de uma destruição completa e exílio. Foi simplesmente uma pilhagem;
c. Obadias é citado em Jeremias 49:7-22, quase integralmente, crca de 240 anos mais tarde. O inverso dificilmente será verdade pois: 1) um profeta não citaria outro anterior quase integralmente nomeando-o, caso esse profeta não tivesse existido. 2) Jeremias fez muitas citações de Obadias no capítulo 49 ao resumir o julgamento das nações pelo Senhor. 3) A profecia de Obadias foi uma ‘visão’ do Senhor (1:1), não uma reafirmação de uma profecia antiga.
Sendo assim, o livro de Obadias sendo escrito após a segunda invasão Jerusalém, os escritos se tornam a profecia mais antiga escrita no Antigo Testamento.

CONCLUSÃO

O livro traz a mensagem de Deus, através de uma revelação que teve Obadias a respeito do futuro de Israel e dos Edomitas. Afirmando que o povo de Deus iria para batalha contra os Edomitas e iriam quebrar a soberba do coração d’eles e iria vencê-los.
Mostrando a misericórdia e o amor de Deus para com Israel, vingando o que seus inimigos cometeram a eles.
Conclui-se que qualquer que cometer algum mal contra Israel, Deus irá vingar o sangue dos que tal mal cometeu.

Por: Yuri Pontes Henrique

Nenhum comentário: