quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O que é mídia tendenciosa?

A mídia está representando um papel muito importante nos eventos do Oriente Médio. Aqui seguem algumas informações para fazer de você mais que um mero espectador passivo no processo.

Desde a erupção da violência no Oriente Médio, têm surgido muitas preocupações com relação aos preconceitos dos meios de comunicação. Está ficando dolorosamente claro que um aspecto básico do atual conflito no Oriente Médio é a manipulação da mídia para influenciar a opinião pública.

A expectativa é que os jornalistas mantenham a independência e a objetividade – e certamente não se espera que eles "cooperem" com um dos lados num conflito armado. Entretanto, quando um representante da rede de TV estatal da Itália divulgou um pedido de desculpas em árabe, com relação à filmagem do linchamento brutal de dois israelenses em Ramallah, prometendo maior cooperação com a Autoridade Palestina no futuro, certas sensibilidades ocidentais foram atingidas.

Por que a mídia é tendenciosa? Será que os jornalistas são intimidados por "capangas" palestinos para cobrirem apenas o lado "positivo", enquanto a democracia israelense permite uma cobertura mais aberta da sua posição? Quem sabe eles consideram mais excitante torcer pelo "mais fraco"? Será que o mundo aplica uma moralidade de dois pesos e duas medidas para com Israel?

Qualquer que seja a razão, para que prevaleça a verdade, não podemos simplesmente "ler" os jornais. Tenhamos discernimento e tomemos parte no processo. Caso contrário, seremos apenas objetos passivos da agenda de outras pessoas. Mark Twain disse: "Se você não lê jornal, é ignorante; se lê, é mal informado".

Como os leitores podem discernir a verdade nas entrelinhas das reportagens? Apresentamos abaixo os métodos comuns empregados pela mídia – intencionalmente ou não – para influenciar a opinião pública. Estando atentos, podemos evitar tornar-nos reféns da guerra na mídia.

Nenhum comentário: