quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Apontamentos sobre o papiro “O Evangelho da mulher de Jesus”

Por Charles Bronson - Pastor da Igreja Batista Central de Mossoró.

Nesta semana um pedaço de papiro (quatro por oito centímetros) tomou proporções mundiais, por se tratar de um possível registro comprovador de que Jesus foi casado. Nesta terça-feira (18 de setembro) Karen King, historiadora eclesiástica da Universidade Harvard, fez do encontro de especialistas em copta em Roma, o trampolim para divulgação da descoberta e primeiras interpretações sobre este papiro que teria sido escrita no século IV da nossa era.
Tal papiro, escrito em copta (a principal forma de língua egípcia usada pelos cristãos no Egito durante os primeiros séculos da era cristã), seria fragmento de um evangelho apócrifo, com uma frase nunca antes vista em nenhum documento antigo: “Jesus disse a eles, ‘Minha mulher (…)’.”.
Diante do sensacionalismo reproduzido na maneira de informar, em matérias produzidas por parcela da mídia brasileira, seria interessante ouvir especialistas no assunto, que poderiam informar com mais propriedade e menos compromisso com o mercado de notícias.
Para tanto, segue apontamentos elaborados a partir de algumas leituras pessoais:

Darrell L. Bock (Seminário Teológico de Dallas):

É um pequeno texto sem contexto. É um texto tardio (século 4), se “o namoro deu certo”. Seria bom saber onde o texto veio no mercado do coletor. É um texto sem qualquer cenário real. Até agora, apenas uma data e algumas linhas quebradas[...]. Além do mais, é bom lembrar que no cristianismo gnóstico, houve um rito chamado “a câmara nupcial” -  em que a Igreja era vista como a noiva de Cristo. A coisa toda poderia muito bem ser metafórica com um discípulo que representa o lugar da igreja. Se for esse o caso, então, não é nem mesmo a alegação de que Jesus era casado na vida real para uma única pessoa.
É uma partícula de um texto em um mar de textos que dizem que Jesus era solteiro. Se autêntico, é a exceção, a regra de textos que temos sobre Jesus. Assim, no final, mesmo que diga o que as pessoas estão sugerindo, diz-nos apenas sobre as opiniões de um grupo de século IV [...].

Augustus Nicodemus Lopes (Mackenzie):

Já no séc. II apareceram evangelhos apócrifos com histórias fantasiosas sobre Jesus [...]. Qual, então, o valor real de um fragmento de 9 linhas supostamente do séc. II sugerindo que Jesus tinha uma esposa, se comparado com os 5 mil manuscritos do Novo Testamento, datados do séc. II em diante, e que omitem qualquer referência ao fato? 

Petter Willians (Tyndale House Scholar):

É claro que estamos em um contexto onde há tanta ignorância básica de fatos sobre o cristianismo que, mesmo quando a mídia corretamente retransmite fatos, muitos ficam completamente distorcidos e mal interpretados na percepção popular.
No entanto, ele poderia ser mais apropriadamente chamado “O Fragmento sobre Relações de Jesus”, já que não há provas de que ele foi chamado de evangelho e o texto menciona pelo menos dois membros da família. Mas é evidência que Jesus tinha uma esposa? A resposta é um enfático "não". Nem mesmo Karen King está afirmando que ele é, mas é inevitável que alguns da mídia noticiem o contrário.

André Chevitaresse (Historiador da Universidade Federal do RJ):

Entre o advento de Jesus, que teria acontecido no ano 30, e a redação desse texto nós temos cerca de 350 anos. Como essa citação não está presente em nenhum texto anterior, e nem no Evangelho de João em grego, que deve ter servido de base para o copta, a única conclusão possível é que a comunidade que escreveu o texto acreditava em um Jesus casado[...]. Usar esse fragmento para dizer que Jesus era casado é sensacionalismo. Seria fazer algo parecido com o que Dan Brown fez em O Código Da Vinci, onde usou trechos do Evangelho de Felipe em copta para dizer que Jesus beijou Maria Madalena. De novo, esse evangelho diz mais sobre as vivências dessa comunidade do que sobre o Jesus real.

Perguntas e Respostas (no site de Havard Divinity School):

O Evangelho de Esposa de Jesus provar que Jesus foi casado?
Não, este fragmento não fornece evidência de que Jesus era casado.

Por que é o fragmento chamado Evangelho de esposa de Jesus?
O nome, o "Evangelho da esposa de Jesus," foi dado ao fragmento simplesmente para que haja uma forma de se referir a ele. Não é possível saber se a palavra "evangelho" teria sido parte do antigo título do trabalho a que este fragmento pertence [...].O uso do "evangelho" termo aqui não faz absolutamente nenhuma reclamação ao status canônico ou à exatidão histórica do conteúdo como tal.

Qual é a data aproximada em que este evangelho foi composta?
Apesar do fragmento material recém-encontrada do Evangelho de Esposa de Jesus remonta ao século IV, é uma cópia de uma cópia anterior, que provavelmente tinha sido traduzido de uma cópia grega. Isto significa que a data do fragmento de material é improvável que seja a data em que o evangelho foi composta, mas sim, indica que o evangelho não poderia ter sido composto até o século IV.

Uma palavra pessoal:

Quando deveriam estar pensando em como se divorciarem do pecado, muitos preferem valorizar os meios de como arranjar um casamento para Jesus.

Fonte:
BRONSON, Charles. Apontamentos sobre o papiro “O Evangelho da mulher de Jesus”. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2012.

3 comentários:

Bruno Coriolano disse...

Como um historiador amador, eu diria que tal descoberta realmente não traria algo de produtivo para o mundo "evangélico". Como um tradutor fracassado, eu diria que não dá pra confiar em traduções. E como um leigo, eu diria que NÃO vejo problemas em jesus Cristo ter sido casado. O homem foi feito pra fazer companhia para a mulher, ou seria o contrário? Seja lá como for, material envolvendo assuntos polêmicos sobre a vida do Cristo, sempre existirão.

Charles Bronson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Charles Bronson disse...

Olá Bruno,

Bom revê-lo, mesmo que apenas virtualmente até aqui...

Apareça!

Abraço.